OLHOS > CÉREBRO > CORAÇÃO

Percurso das cores na decoração

A decoração é quase uma fada madrinha, uma técnica capaz de transformar o quarto mais simples na acomodação mais luxuosa de determinado estabelecimento. Independentemente se possui itens sofisticados como uma hidromassagem ou não, se o ambiente for devidamente planejado, ele terá potencial para transmitir o requinte que o hóspede tanto almeja. E um elemento crucial para a excelência dessa decoração é, obviamente, a escolha das cores.

A influência das cores no psicológico humano é inegável e pode proporcionar resultados surpreendentes se for adequadamente aproveitada. Foi o que fez Carlos Pena, gerente comercial da MCA, empresa dedicada à realização de eventos e treinamentos corporativos. Apoiado nessa ideia, ele resolveu alterar as cores que compunham o seu material de divulgação e a ambientação dos eventos.

Carlos substituiu o vermelho, que em excesso corre o risco de estimular a rejeição, por uma combinação de verde e dourado que tende a ser relacionada ao sucesso. Segundo ele, a medida proporcionou o aumento de 50% nos rendimentos da empresa, dentro de um período de dois anos.

Na HOTELARIA, o poder dessa técnica é ainda mais necessário. Turistas viajam em busca de sensações. Tranquilidade, paz, alegria, descontração, romance, aventura... esses são os "produtos finais" comercializados dentro deste setor. Portanto, tudo o que puder ajudar a potencializar tais experiências é válido.

Levando em conta essa relevância, é preciso tomar alguns cuidados. O excesso de cores fortes e estampas exageradas podem tornar o ambiente muito carregado e causar certo cansaço no consumidor. A combinação de cores, por sua vez, se feita de maneira inadequada pode gerar poluição visual e desagradar o público.

Cores mais suaves e tons pastéis são as escolhas mais adequadas para os quartos, pois transmitem sensações de limpeza e tranquilidade. O projeto luminotécnico também auxilia nessa composição. Quando utilizada na temperatura correta, a luz ajuda a criar um clima de aconchego, relaxamento e hospitalidade no ambiente.

Na Pousada Annecy, todo o projeto de decoração foi elaborado com base nos conceitos de elegância, sofisticação e aconchego. A serenidade dos tons pastéis é cuidadosamente combinada aos detalhes em marrom, vermelho, laranja, verde e púrpura. Tais cores remetem respectivamente às sensações de conforto, excitação, bem-estar, equilíbrio e nobreza, que visamos transmitir aos nossos hóspedes.

 

Fonte:

http://auroraarquitetura.com/decoracao-para-hoteis-voce-tambem-comete-estes-6-erros/

https://estudandomkt.wordpress.com/2010/10/05/o-efeito-das-cores-no-cerebro-humano-pensando-no-neuromarketing/

http://somostodosum.ig.com.br/artigos/corpo-e-mente/psicologia-das-cores-em-ambientes-de-hoteis-1887.html

http://dicasdearquitetura.com.br/influencia-das-cores-nos-ambientes/