VOCÊ NÃO PRECISA DERRETER NO VERÃO

É possível curtir a estação sem morrer de calor

Quando o verão se aproxima a trilha sonora do filme "Tubarão" começa a tocar automaticamente na sua cabeça? O desespero bate e a vontade de interagir com o mundo vai se esvaindo do seu corpo? Sinto lhe informar que talvez você esteja sofrendo à toa. A solução para esse drama pode estar a poucos quilômetros de distância. Ali, no alto da Serra da Mantiqueira.

Em Campos do Jordão, mesmo no verão, a vegetação exuberante e a altitude da serra amenizam os impactos do calor. O clima permanece fresco e agradável. É possível curtir um solzinho tranquilamente, sabendo que caso a temperatura comece a incomodar, basta se abrigar sob uma sombrinha qualquer que, aliás, é o que não falta na cidade.

É uma condição que contrasta absurdamente com aquela sensação abafada, característica das cidades industrializadas. Aquele ar quente que domina até as sombras das poucas árvores encontradas. Os olhos constantemente lacrimejando por conta do mormaço. A transpiração que começa logo na saída do banho, antes mesmo de colocar a roupa.

Em Campos a realidade é outra, de noite a cidade parece aderir praticamente a uma outra estação. Em dezembro de 2016, por exemplo, por mais que durante o dia a temperatura ultrapassasse os 25°, à noite a mínima era de até 13°.

Mas mais do que a temperatura, a vantagem da "Suíça brasileira" é que sua sensação térmica nunca é extrema, graças à umidade do ar proporcionada por sua rica área verde. Além de prover umidade, as plantas contribuem para a absorção do calor, mantendo a brisa leve e o ambiente agradável. Os quartos dispensam ar condicionado.

Alívio é uma palavra que define bem a sensação de respirar em Campos do Jordão. Principalmente para quem vem de algum lugar onde o próprio ar parece fazer sufocar, devido ao excesso de calor.

Mas se engana quem pensa que o clima é o único atrativo da cidade nessa época. Existem inúmeras opções de atividades para se divertir ao ar livre. Algumas delas acontecem inclusive no Bosque do Silêncio, apresentado anteriormente aqui no blog, confira: (link)

E depois de curtir bastante, nada melhor do que uma noite fresquinha e uma cama aconchegante para relaxar, não é mesmo? Eis então o toque final: desfrutar de uma diária inesquecível na Pousada Annecy, para que além de dormir bem, você possa vivenciar um sonho!

Fonte:
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/a-influencia-vegetacao-sobre-clima.htm
https://www.accuweather.com/pt/br/campos-do-jordao/41663/month/41663?monyr=12/01/2016
https://www.netcampos.com/noticias-campos-do-jordao/2014/01/ferias-de-verao-em-campos-do-jordao-aproveite-o-clima-da-serra-para-aliviar-o-calor.html