QUAL O CALÇADO IDEAL PARA CADA TIPO DE TRILHA?

Para quem gosta de superar limites e encarar aventuras, fazer trilha é sempre uma experiência maravilhosa. Porém, se os devidos cuidados não forem tomados, o seu maior desafio poderá ser andar no dia seguinte com uma enorme bolha no pé ou com imensas dores nas pernas e nos calcanhares. Portanto, se você quer curtir esta atividade evitando dolorosos arrependimentos, certifique-se de escolher o calçado ideal.

Parece até uma coisa óbvia, porque dificilmente alguém irá se arriscar em uma trilha calçando um salto alto ou um chinelo de dedo. Os tênis e as botas são claramente as opções mais adequadas. Entretanto, os dois possuem características distintas e por isso devem ser utilizados de acordo com as necessidades específicas de cada situação.

Na hora da escolha, lembre-se de considerar alguns fatores como o tamanho do percurso, o clima e o estado do solo (seco ou úmido). Só assim você poderá analisar qual dos dois se adequa melhor às determinadas condições. Para facilitar tal processo, descubra aqui as funções e particularidades de cada um:

BOTAS

Apesar de limitarem o movimento dos pés, elas são ideais para aqueles que costumam "carregar a casa nas costas", pois tendem a suportar mais peso e oferecer maior estabilidade. Porém, as de modelo militar devem ser utilizadas em trilhas curtas, já que podem causar a formação das temidas bolhas.

Já as Hiking Boots (botas de caminhada), são perfeitas para iniciantes, possuem o cano alongado e protegem o tornozelo de possíveis torções, por isso são altamente recomendadas para trilhas de longa distância que possuem obstáculos no solo.

É importante ressaltar que as botas são bem mais duras do que os calçados do dia-a-dia, portanto é necessário amaciá-las antes de fazer a trilha. Use-a para fazer pequenas caminhadas, mesmo que seja dentro e casa, até que ela se adapte adequadamente ao formato dos seus pés.

TÊNIS

Ao contrário do que muitos acreditam, nem sempre o tênis é a melhor opção para atividades como esta. Apesar de serem bem confortáveis e flexíveis, não são recomendados para dias chuvosos e não garantem boa estabilidade se você estiver carregando muita coisa. Mas não vá abandoná-los só por causa disso, eles são muito eficientes em trajetos pequenos, leves e secos.

Na hora de escolher o melhor modelo, dê prioridade para aqueles que possuem solado de borracha adesiva, já que este material garante melhor aderência ao chão durante o percurso. Além disso, opte por comprar um número maior do que o seu, para que durante o impacto da caminhada, seus pés não sejam espremidos contra o bico do sapato.

Enfim, quando for montar o look para uma aventura como esta, não esqueça: seu sapato não deve ser apenas mais um item para compor seu estilo, ele deve garantir seu conforto e, principalmente, a sua segurança. Agora chega de conversa e pé na trilha!

Fonte:
http://www.penatrilha.com.br/blog/tenis-ou-botas-para-caminhada-saiba-escolher-a-melhor-opcao/
https://trilhandomontanhas.com/bota-ou-tenis-saiba-qual-a-melhor-opcao-para-trilhar/