Como evitar problemas alimentares na viagem?

Viajar é tudo de bom, né? Seja nas férias ou em um final de semana qualquer, é sempre bom sair da rotina e conhecer um novo lugar. Só é triste quando algo nos impede de aproveitar devidamente estes momentos. Como, por exemplo, quando pegamos aquela cruel e inconveniente intoxicação alimentar. Com uma pitadinha de ânsia e dor de barriga, qualquer paraíso se torna o pior lugar da terra. E é por isso que trouxemos aqui alguns cuidados bem simples, que te ajudarão a evitar tais situações:

Pesquise sobre o seu destino
Não, não estamos dizendo para ir consultar uma vidente. O destino em questão é o lugar para onde você vai. Aproveite os poderes nada místicos da internet e descubra tudo sobre ele. Algumas regiões já têm certa propensão à proliferação de parasitas e doenças, seja pelo clima do local, seja por uma condição de saneamento mais precária, por exemplo. Estar ciente sobre estas questões é essencial, pois assim você saberá qual o nível de cautela e as quais as medidas de proteção necessárias em cada situação.

Cuidado com a água (e o gelo)
A água é um dos principais agentes transmissores de doenças do mundo. Se o local para onde você vai viajar já tem incidência de contaminação da água, consuma sempre as versões minerais engarrafadas (lacradas, claro!) ou de locais onde possa confirmar a potabilidade. Fique atento também ao consumo de gelo nas bebidas, pois assim como a água líquida, ele pode conter bactérias e parasitas que causam doenças.

Evite alimentos crus ou pouco cozidos
Outra forma bastante comum de proliferação das bactérias é por meio dos alimentos. Frutas e vegetais podem adquirir vestígios tanto do plantio quanto da água de higienização, então cuidado redobrado ao consumi-los. Peixes e crustáceos são alimentos mais sensíveis e, portanto, também mais propensos à contaminação. Ovos e carnes devem ser ingeridos preferencialmente cozidos. Escolha tudo sempre feito o mais recente possível.

Atente-se às cozinhas
Conhecer a gastronomia local é ótimo, mas isso não pode lhe custar dias da viagem preso no banheiro, por isso escolha bem onde vai se alimentar. Sempre que possível, prefira locais fechados e autorizados, onde possa conferir um manual de boas práticas alimentares, ou que perceba boa higiene nas atitudes dos funcionários (mãos e roupas limpas, por exemplo).

E se sua viagem for para Campos do Jordão, já sabe né? Na Pousada Annecy nós servimos um delicioso café da manhã e tomamos todos os cuidados necessários para proteger sua saúde e te garantir a melhor experiência possível.

Categoria: Dicas de viagem/ Tema: Segurança alimentar
Fonte:
https://sp.hermespardini.com.br/br/p/420/5-dicas-para-evitar-a-intoxicae-199-e-195-oalimentar-nas-fe-201-rias-.aspx
https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/nutricao/veja-7-formas-de-contaminacao-por-alimentos-ou-bebidas-em-viagens,4a11204ce773d310VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html